terça-feira, 11 de junho de 2019



Nas minhas deambulações literárias li num texto da Clarice Lispector, uma frase que me marcou...Gosto da escritora e da mulher Clarice Lispector e por isso muito me agrada ler qualquer dos seus escritos e muito das suas prosas leio-as avidamente sem cansaço. "A Solidão é um luxo",para quem gosta de estar no remanso do seu espaço é uma frase que fica e dá para pensar...Depois de muita turbulência,de muito pensar sobre o que nos tolhe a reagir sobre o que nos leva à solidão,solidão que escolhemos,existe um espaço neutro entre nós e um outro eu de nós,esse sim,um eu especial que convive com uma especial razão de convívio salutar e criativo.Quando a solidão é uma razão de viver,é porque antes houve uma outra solidão,a solidão do pesar onde o pensamento bloqueou e a mente divagou à procura de uma saída,essa procura leva à meditação do porquê,e,inevitavelmente a mente recria momentos saudáveis onde as ideias se reorganizam, e,quase sem darmos conta estamos num lugar mágico do "eu" que proporciona a estabilidade emocional e tudo que antes era névoa agora vemos uma claridade que convive com essa solidão tão benéfica ao bem estar de nós mesmos.Uma realidade paralela,para tudo existe uma forma de estarmos acompanhados sem sermos prisioneiros dessa solidão que faz mal,mas a outra,a solidão de nos ouvirmos para reflectir,essa sim,faz com que possamos renascer das cinzas.Viver a solidão que nos ajuda a pensar,e desse pensar sai o que de melhor nos recria,é sim um luxo.É como um elixir que dá ânimo à mente e ao corpo, que usufrui de imediato ao bem estar procurado.Uma "boa" solidão,é como a saudade que se procura e nos faz sentir em plena sintonia com o antes,o depois; que procuramos ser,essa constante evolução de nós que de algum modo já morava dentro de nós,só não estávamos preparados para um regresso umbilical.O renascer de nós nessa solidão é um luxo...poucos sabem estar nesse lugar mágico...



Célia M Cavaco,In DESVIOS