terça-feira, 11 de junho de 2019



Por vezes sinto-me pequena perante o tamanho do que chamo o fim da linha. Não no tamanho, porque não  nos medimos pela grandeza,ou pela altura.Pequena porque  sou uma pedrinha neste universo enorme onde tudo acontece,e  não é por acaso,talvez em forma de pequena pedra esteja a ser testada ao limite. Ser pedra é fazer parte dum todo na natureza. Sou uma parte da natureza,a pedra,ou a pedrinha pelo seu pequeno tamanho  talvez esteja destinada, quiçá a ser algo que com a evolução se torne na mão de alguém, uma espécie de talismã,e, daí,possa dar felicidade a alguém. Dar  felicidade...como se a felicidade se pudesse dar ou trocar como um bem material...Creio que se assim fosse, todos nós crentes,uns quantos com fé,outros como meros pedidos urgentes para satisfazer a causa perdida,pediríamos a felicidade eterna,e,Deus não teria descanso para tamanha execução de pedidos mais ou menos com fé criada no momento.A fé move montanhas dizem...não acredito,talvez  Deus esteja noutro lado do mundo,muito, muito longe...
Até há pouco  acreditei  que por ser uma razoável crente tinha o mundo aos pés,o meu  tão pouco exigente deixava-me contente com o mínimo,o necessário é-me bastante.A vida é por si só feita de ciclos, renováveis ou não,os ciclos ainda que tempestuosos trazem uma aprendizagem.É necessário deixarmos o ciclo complementar-se com a evolução tão necessária para a transformação pela qual "quase" todos temos de passar,nada nos pertence, nada é divino,tudo se transforma,tudo nos modifica,nada é eterno...Há pedras preciosas que só têm o valor da vaidade de quem as usa,outras há,  de tão simples e bonitas ornamentam o lado positivo com que a agarramos na mão como se tivéssemos "Deus" guardado numa das mãos onde a fé cabe num pequeno instante de necessidade ... falar dele é  crer na  sua existência,muito embora,saiba que  Deus é todo o universo,e eu,como pedrinha pequena que sou,em humildade despojada de toda e qualquer forma de querer ser maior,contento-me em pedir-lhe,deixa-me ser somente e humildemente uma pequena pedra em forma de estrela no coração de alguém...que faça o coração bater pela razão.Para tudo há uma forma de existirmos.Talvez, por um acaso... longe daquilo que desejo,fico esperando muito que me seja dado sem que peça mais do que mereço.As pedras também se sabem perder até serem achadas nesse ciclo ao qual  pertenço...




Célia M Cavaco,In DESVIOS