quinta-feira, 29 de setembro de 2016








Que te diz o tempo? Diz-me,conta-me esses vossos diálogos intermináveis. Já sei,o tempo tem estações para todos,e que ao nascermos estamos na primeira estação,e que...a adolescência é uma outra estação,é ou não? Conta-me,sou a estação das confidências,podes confiar nos meus silêncios,apesar das folhas caírem em voo, não quer dizer que falem ao vento que passa.Sabes? descobri uma estação onde se pode parar para pensar,é a estação do crepúsculo,aquela onde todos chegam com mais ou menos dignidade,é a estação onde se escreve todas as outras, com muitos viajantes,com muitos apeadeiros,com tantos sorrisos como cascatas de lágrimas perdidas algures num dilúvio inesperado.Como tudo é passageiro e efémero.Uns recordam com felicidade,outros infelizes choram a chegada dessa estação sem horizontes. Conta-me se souberes como é essa estação que todos conhecem como sendo a terceira idade.É inverno? É Outono? Faz frio?Cai chuva? Quero muito aprender,saber como alcança-la,usar com sabedoria essa estação de tempo que se aproxima. O tempo é tão veloz,depressa chegarei lá,a chegar,quero tratá-la por tu com delicadeza,com a sabedoria acumulada de todas as outras onde já aprendi a ser tolerante e de uma infinita paciência.Conta-me a tua experiência,os mais audazes devem ensinar os desprevenidos.É assim ou não? Tantas interrogações como dúvidas inerentes a essas outras passagens do tempo. Quero atingir a maturidade,ganhar do tempo o respeito das rugas,da flacidez do corpo,da brancura dos fios de neve; Conta-me como é chegar a esse crepúsculo com jovialidade da primeira estação que afinal é a última etapa do ser novamente criança...













Célia M Cavaco / Desvios