domingo, 24 de setembro de 2017





 

Todo o tempo do mundo








Mãe,já tenho os livros todos ?Tens sim,estão encardenados com identificação para saberem que te pertencem.
Porquê que têm de ter a minha identificação?
Porque tu és cabeça de vento e perdes tudo com facilidade.
Ó mãe...
Ó filha...
Mãe,quem me vai levar e buscar à escola?
Eu,pois tenho mais disponibilidade.
E o pai porque não pode ele fazer o mesmo?
Porque depois de uma conversa chegamos ao consenso que seria eu a levar-te e trazer-te da escola.
Mãe,o que quiseste ser quando entraste para a escola?
Não me recordo,mas sei que não era nem bailarina nem médica.
Eu também não quero nada disso.Estive a pensar,acho que quero ser grande como tu.
Mas hás de ser grande,melhor crescida.Porque grande vais ser sempre.
Como assim?
Grande nas tuas escolhas,crescida quando atingires o tamanho em altura.
Falas tão estranho que eu não entendo nada
Desculpa,tens sido tão mulherzinha que esqueço os teus seis anos.
O pai perguntou-me o que eu queria ser quando fosse muito grande
Respondi,mãe
O pai riu-se,e disse,queres ser como a mãe?
Sim,quero ser,enfermeira,professora,aquela palavra difícil...economista,e aquela profissão que a mãe está sempre a reclamar,mas acho, que ela gosta muito.
Qual é?
Espera que vou perguntar-lhe...
****************
Já sei.gestora de uma grande empresa sem fins lucrativos
De certeza que a mãe disse isso?
Sim,quando está a falar com amigas,risse muito e diz essa frase
Compreendo,sabes? a mãe é uma grande mulher,e tem um sentido de humor extraordinário.
Por isso quero ser como ela quando for crescida.
Mãe? o que tenho de estudar para ser como tu?
Além de leres muitos livros,tens de usar a tua inteligência e a tua esperteza,terás de conciliares as duas vertentes para teres êxito ao longo da tua vida de adulta.Garanto-te que serás uma mulher fabulosa e uma mãe também igualmente maravilhosa.
Mãe,gostei de conversar contigo.Do que disseste,compreendi que mãe é muito trabalhoso mas compensa a tarefa.
Tu...falas como uma menina crescida,não vais ter problema algum no alcance dos teus sonhos.
Sonhos cor de rosa?
Também,mas a mãe, fala daqueles sonhos que terás de correr para os alcançares.Nada é sem esforço.
Vá,vai buscar a mochila que estamos em cima da hora.
Nós as duas podemos sentarmo-nos em cima do relógio?
Deixa-te de porquês, e vamos embora,hoje é o teu primeiro dia na escola,vais conhecer outras crianças que serão tuas amigas para sempre.





Célia M Cavaco, In Desvios